19 de maio de 2010

Bem-aventurado

1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
6 Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!  

Neste salmo podemos receber conselhos tão profundos e importantes sobre como viver nosso dia a dia, que vale a pena pensar um pouco sobre ele.

No verso 1 podemos ver que feliz é aquele que NÃO segue conselho dos ímpios, NÃO imita a conduta dos pecadores e NÃO se assenta na roda dos zombadores.

  • seguir o conselho dos ímpios - ouvir o que os ímpios(aqueles que não tem fé) dizem. Buscar meles algo que não vamos achar. Não significa que você não vai conversar com alguém, mas se houver necessidade, não é com o ímpio que você vai se aconselhar e sim com aquele que serve ao Senhor.
  • imitar a conduta dos pecadores - hoje o que mais se faz é imitar a conduta dos pecadres, seja na moda, na TV, nos filmes, na NET... Hoje as meninas querem se vestir de acordo com o que a moda diz e a moda é feita por pessoas que não tem nehum compromisso com a decência, pureza e ética. As relações familiares estão deturpadas. O divórcio é a moda da atualidade. As relações emocionais contrárias ao padrão bíblico se tornaram tão comuns, tão corriqueiras... Até mesmo a forma de falar e agir tem sido moldada pelo que as novelas introduzem dentro dos lares. Sem falar na NET, que pode ser algo muito bom, mas tem aberto um espaço muito grande para deturpar as mentes das rianças e jovens.
Devemos lembrar que a bíblia diz: "não vos conformeis com este mundo." Rm 12.2

  • se assentar na roda dos zombadores. Estar junto deles, participando de suas práticas, ainda que sem fazê-las. Zombar significa escarnecer, chacotear, desprezar, debochar. Quantas vezes já estivemos em situações, ainda mais quando jovens, em que pessoas zombam dos outros, debocham dos que tem menos, desprezam os simples. muitas vezes até mesmo somos nós os zombados pela nossa fé.

Aquele que não pratica tais coisas, mas antes se agrada, da lei do Senhor, tem prazer em obedecê-la, este se mantém em sua palavra e prospera. 
Prosperar não significa ficar rico. A pessoa que é prospera, tem uma boa situação financeira sim, mas o fundamental é que tudo e sua vida é próspero. Seu ministério é frutífero, sua família é feliz, sua vida profissional é tranquila. E principalmente sua vida espiritual cresce dia após dia. Isso é ser próspero!
Mas tem muita gente que quer prosperar (espiritual, material, profissional e financeiramente), que pede a Deus para crescer, mas não quer mudar seus hábitos, não quer ser diferente, não quer se apartar de quem Deus manda se apartar. Não tem prazer em meditar em Sua palavra e aprender os seus mandamentos.
Façamos a vontade do nosso Deus. É preciso mudar nossas relações. Nosso viver deve ser santo, assim como nossas amizades devem ser santas, nossos anseios devem ser santos. Se assim fizermos seremos felizes e prósperos diante do Senhor.

Elaine Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário